Espumantes, Brancos, Rosés e Tintos Leves

17 de dezembro de 2013 às 14:53

espumantesChegou a estação da descontração. Festas, férias, praia… As pessoas saem mais às ruas, encontram os amigos, comemoram a vida.

É tempo de espumantes, vinhos brancos, rosés e tintos leves. Combinam mais com o clima, com as frutas da época, frutos do mar, comidas e seus molhos mais leves.

Os espumantes brasileiros são destaque à parte nesta época. Eles têm características únicas de frescor e hoje já são destaque mundial dentro de suas características. Isto quer dizer que não vamos buscar neles produtos densos, encorpados. Para isso, temos os belos champanhes franceses e os tops italianos. Nos nossos, o destaque é a fruta, o frescor!

Foi um longo caminho até chegarmos aqui. Apaixonados que somos por coisas importadas, o mundo teve que nos dizer primeiro que nosso espumante era muito bom. As premiações mundiais e nacionais se sucedem!

Foi esta qualidade que nos motivou a lançar, há dois anos, o Espumante De Marseille Brut e o Moscatel, primeiro espumante com marca joinvilense. Fizemos a quatro mãos com a Domno Brasil do grupo Famiglia Valduga, sinônimo de qualidade, empresa premiadíssima no país e exterior. Espumante extremamente jovial, para festas de fim de ano, casamentos e eventos. Feito pelo método “Charmat”, com a segunda fermentação em grandes tanques. E por R$ 28 a garrafa. A Casa Valduga da Serra Gaúcha produz só pelo método Tradicional (igual a região de Champanhe, com a segunda fermentação na garrafa, um processo mais artesanal, dando mais cremosidade ao espumante). Tem a maior cava de espumantes da América Latina. Produz gama variada de moscatel, demi-sec, brut, extra brut e Nature para todos os gostos: leves, médios a muito estruturados.

Já provou seu 130 Anos Brut? É muito especial, um “blend” de uvas e safras. Todo o “terroir” (o conjunto de fatores da natureza como solo, clima, ventos, etc.) da Serra Gaúcha é muito especial para espumantes. Muitas ali se destacam. Cito mais dois: a Cave Geisse Brut no método Tradicional e o Ponto Nero Brut no Charmat.

Ainda falando de Brasil, agora de Santa Catarina, temos belos espumantes aqui na serra catarinense. Já provou os da Villa Francioni, Pericó ou Villaggio Grando? O Villaggio Grando Rosē Brut foi eleito o melhor espumante nacional na Expovinis 2013!

E os europeus? Todos são espumantes: o CHAMPAGNE e o CRÉMANT franceses, a CAVA espanhola, a SEKT alemã e os “SPUMANTI” italianos.

Se preferir tomar CHAMPAGNE (o nome para os espumantes da região de Champagne a 100 km de Paris), nada contra apreciar as grandes empresas como VEUVE CLICQUOT. Mas por que não conhecer também um CHAMPAGNE de pequeno produto?

Já dispomos no Brasil de várias importadoras. Que tal uma BARNAUT ou DE SOUSA?

Conheça também os espumantes feitos na região do Trento, na Itália, de qualidade similar ou até superior aos CHAMPAGNES. Você vai se encantar, por exemplo, com a Ferrari Brut. A Ferrari elegeu o Brasil este ano para sua campanha promocional. Você consegue comprá-la no Brasil a partir de R$ 156! E há os Proseccos e Lambruscos Italianos com preços bem mais em conta.

Da França, fora da região de CHAMPAGNE, conheça a Kriter, a Duc de Valmer.

Nosso verão também combina em especial com os brancos e rosés. Se for de sua preferência, vá de uvas Chardonnay e Sauvignon Blanc da América do Sul, sobretudo do Chile.

Mas se quiser sair desta roda, aposte nos RIESLINGS alemães e nos VINHOS VERDES de Portugal de bons produtores. ANSELMO MENDES é um dos papas em Portugal destes vinhos. São excelentes no frescor e têm a cara de nosso litoral. Preconceito com “rosés”? Sabia que, no geral, são mais estruturados que os brancos, pois são feitos de uvas tintas? Prove com mente aberta e se surpreenderá. Em Santa Catarina, a Villa Francioni faz um muito bom. Ou vá direto a um da Provence, França, como os da Domaine Sorin.

Troque os tintos encorpados pelos mais leves. Pense na uva Pinot Noir do Novo Mundo como Chile, Argentina e Estados Unidos. Se puder apostar um pouco mais, vá de BOURGOGNE da França.

No mais, é celebrar a vida com este néctar dos deuses. Hoje, no mundo dos vinhos no Brasil, temos um leque de opções para todos os gostos e bolsos para você apreciar e comemorar.

Às vezes procuramos grandes momentos e eles estão bem fáceis ao nosso lado. Uma bela garrafa de vinho, compartilhada com sabedoria e com nossos companheiros de jornada, filhos e amigos, pode vir a ser um dos grandes momentos de nossas vidas!

 

Boas festas e um 2014 de grandes realizações!