CONHEÇA A CAVES E MONTE SUA CONFRARIA COM AMIGOS

25 de maio de 2014 às 19:52

01Aconteceu sexta-feira a degustação numero 131 da Caves,fundada em junho 2002.Completou ,portanto ,12 anos.

Fui o idealizador desta confraria e na época reunimos amigos que gostavam de vinhos para a fundação da Caves, pois nesta altura eu já trabalhava com vinhos.

Começamos tomando vinhos básicos e fomos evoluindo. Hoje somos 25 amigos,a quase totalidade casais.


Hå uma nova diretoria a cada ano em forma de rodízio com presidente, vice e 3 conselheiros .Temos um estatuto ( mas não é algo obrigatório para sua confraria). Esta reunião de maio é diferenciada pois encerra-se a gestão de uma diretoria e assume  outra.

Os vinhos e o jantar são especiais nestas ocasiões. O presidente que sai, raspa o caixa com as economias do ano e pede reforço eventualmente.
Neste encontro, foram 5 vinhos de Bordeaux as cegas sendo 4 de 100 pontos de Roberto Parker e 1 intruso de 90 pontos de RP. O “quizz”  da noite foi: qual entre os 5 vinhos era o de 90 pontos( foi o número 2 -L’Etoile de Clotte). Nossa pontuação oscilou de 94 a 96 pontos( Particularmente, não gosto de pontos, mas é uma forma lúdica e objetiva em degustações).

02

 Após a degustação seguiu-se o jantar.O primeiro prato foi harmonizado com um espetacular branco.

03

E no jantar com um tinto.

04

E a sobremesa com um Sauternes.

05

Todos os vinhos do jantar (branco,tinto e sobremesa) foram comprado na De Marseille/Enoteca Decanter Joinville,onde as confrarias tem condições especiais e orientações de sommeliers .

CRIANDO UMA CONFRARIA DE VINHOS

Voce não precisa fazer uma degustação top numa confraria de vinhos. O importante é reunir um grupo de amigos para compartilhar dentro de uma proposta do grupo: se querem degustar prestando atenção,estudando os vinhos,etc.ou só aprecia-los descontraidamente sem nenhum compromisso técnico.

06

Da para fazer com vinhos já a partir de 30 reais. Você pode escolher por temas como tipo de uva,por região,pais,de safras diferentes,etc,etc. Pode só degustar o vinho solo ou sempre harmonizado com comida.Assim há inúmeras formas de fazer degustações. O importante mesmo é compartilhar com amigos.

07