ESPUMANTE:FESTA,PRAIA,VERÃO

17 de dezembro de 2017 às 19:54

Os espumantes quase sempres são lembrados pelo seu papel em comemorações.Seja num brinde de noivos,no aniversario de alguem,na abertura de um empreendimento ou numa grande festa.
Dada sua versatilidade e frescor ,eles são o destaque tambem nos verões pelo mundo.


O Brasil,sobretudo a Serra Gaucha e num crescendo a Serra Catarinense, tem uma enorme vocação para a produção de espumantes em suas varias categorias,seja no suave Moscatel, demi-sec ,brut,extra-brut ou Nature.
O açucar residual é que vai dar a característica para uma melhor harmonização: partindo dos suaves,passando pelos meio-secos(demi-sec) e secos(brut) e chegando no extremo com os extra-brut e Nature (muito secos).

Vinícolas de ponta nacionais produzem maravilhas no método tradicional que é a segunda fermentacao na garrafa como na região de Champagne/ França ou da Franciacorta/Italia.
Outras empresas aqui, fazem espumantes mais joviais,pelo metado Charmat,onde a segunda fermentação ao invés de ser na garrafa , é feita em grandes tanques de inox.
Os melhores dos nossos espumantes são feitos tendo como base as uvas Chardonnay e Pinot Noir , as mesmas uvas principais do Champagne.
Os espumantes harmonizam com quase tudo.

Tomados sozinhos,são excelentes para uma recepção de amigos ou abrir um encontro .Num coquetel ou entrada, harmonizam a perfeição .
Em refeições com frutos do mar e peixes podem acompanhar toda uma refeição.
Os Extra-brut e Nature são otimos para acompanhar comidas mais estruturadas ,exceto para pratos com carnes vermelha e molhos densos, quando os pratos pedem um tinto.
Os suaves,demi-sec ou doces podem acompanhar tambem sobremesas ,exceto para as muito doces,como as de chocolate,quando um vinho do Porto cai melhor.

O mundo do espumante passa obrigatoriamente pela França( champagne,cremant e mousseux ), Italia(spumante de alto nivel até o mais simples prosecco), Espanha ( cava),Alemanha(sekt),só para citar os mais conhecidos.
Mas como os nossos espumantes brasileiros são ótimos e muito reconhecidos e premiados tambem la fora,nada mais justo que celebra-los !

Alem da sua qualidade,os espumantes são um capitulo a parte no seu visual.O gás carbônico que se forma com a segunda fermentação do vinho base, cria borbulhas (ou “perlage” como dizem os franceses) que vão subindo num belíssimo balé e encantam nossa visão.
Com eles, podemos celebrar a vida e a esperança de que tenhamos dias melhores.
Que tenhamos mais competencia e menos corrupção na gestão publica!
Que a escolha de nossos novos governantes,possa autenticamente ser comemorada com nossos espumantes de todos os matizes!
Um ótimo 2018 a todos nós.Tim tim!

Bookmark and Share