VINHO E VERÃO

25 de novembro de 2017 às 22:50

Chegou a época do ano de maior descontração….As pessoas saem mais a rua (até pelo horario de verão!) ,encontram amigos e comemoram a vida! Piscina e areia da praia começam a recepcionar seus visitantes! Roupas leves e coloridas traduzem este clima…
Também nossas refeições ficam mais leves, molhos menos densos, comemos mais frutos do mar e peixes nos seus diversos preparos!
É época de lembrar de vinhos brancos, rosés, tintos leves e espumantes ( de espumantes vou falar em dezembro noutro post).
Queremos que comida e vinho falem a mesma língua da harmonização.
Assim como temos vinhos tintos bem encorpados, temos também brancos, pois a estrutura não tem nada a ver com a cor do vinho e sim com o seu corpo (exemplo:contrapondo corpo de leite desnatado de integral ou azeite de agua).
A cor trabalha a nossa visão e nos indica a idade, defeito,etc.Um tinto jovem tem um rubi intenso e quando bem velho uma cor atijolada. Um branco, nasce esverdeado, passa por um amarelo palha e morre amarelo ouro ao longo dos anos…

Mas nesta época foco mais nos vinhos leves, sem ou quase nenhuma passagem por barricas.
Se no Brasil temos problemas com o nosso clima instável para grandes tintos, nos brancos ja surpreendemos. Nos espumantes, então, ja somos especialistas.Vale a pena prestigiar os bruzucas da serra catarinense e gaúcha.Prove nossos chardonnays!


Vinicolas brasileiras de ponta,alem de espumantes,produzem belos brancos .

Cada tipo de uva tem uma característica de aroma e sabor. Vamos exemplificar com a rainha das uvas brancas , a chardonnay.Ela se adapta facilmente aos diversos solos.Em cada um destes solos estes seus aromas e sabores se expressam diferente: num mostram-se mais frutados, noutros mais minerais ,etc.
A sua versatilidade vai alem e ela produz vinhos para serem tomados muito jovens ou até serem envelhecidos em barris de carvalho, trocando seu frescor por frutas maduras, por exemplo e ficando um vinho mais estruturado.

Outra uva que faz muito sucesso entre nós é a Sauvignon Blanc, por ter um grande frescor.Destaque para os vinhos sauvignon blanc chilenos do Vale Casablanca. Com frutos do mar são perfeitos, aqui incluindo comida japonesa.
Da Argentina , se apreciar vinhos mais aromáticos , prove um Torrontés, ótimo tambem com a culinaria oriental. Os melhores são da região de Salta.
De Portugal, sou grande fã dos vinhos verdes.São perfeitos para nosso clima de verão.
Os Rieslings alemães são um caso a parte, espetaculares pela sua bela acidez e mineralidade!!
E apresentam uma ampla gama de niveis de açucar: seco,passando por demi-sec e suave, indo para otimos vinhos doces .Uma harmonizacao perfeita com a cozinha oriental e pratos agridoces.Pena que os bons tem um preço alto!

Temos inumeros vinhos europeus em nosso mercado brasileiro de muitas ofertas..

Ainda há um forte preconceito com os vinhos rosés.Não deveria, pois são feitos de uvas tintas, de um modo geral, de maior estrutura…A cor está na casca,assim o enologo escolha o tempo de contato da casca com o líquido para definir a cor que quer dar ao vinho rosé.Há os de cor muito tênue como os da Provence/França e outros rosés mais intensos como alguns espanhois….
Prove um rosé da próxima vez, harmonize com um belo congrio,um bacalhau ou só deguste!

Se voce é daqueles que prefere tintos, comece a provar nesta epoca tintos mais leves e jovens ,sobretudo aqueles com menos taninos (trava na boca) como um Pinot Noir  ,um Carmènere e tantos outros…Mais vinhos do Novo Mundo ( fora da Europa) pelo seu custo/beneficio.
A beleza do mundo do vinho está nesta diversidade de sabores e estilos.
Pense no vinho como você pensa na sua refeição, para ambos serem uma parceria perfeita. O melhor vinho é aquele que vai casar otimamente com sua comida.
Assim como voce não come arroz e feijão todo dia, a mudança no estilo do vinho tambem vai aguçar e aprimorar seu paladar.
Mas no final, são palpites pois seu paladar é unico.De qualquer forma,estamos juntos no gosto pelo vinho.E o vinho agrega,compartilha,faz amigos e transforma pequenos encontros do dia a dia em grandes momentos!

(PUBLICADO NA REVISTA DE BOTECO DE NOV/2017 QUE CIRCULA EM SC)